O Colégio Alicerce oferece diversas práticas esportivas como curso extracurricular aos seus alunos.

Ballet (Educação Infantil e Fundamental I)

A dança, enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica estimula a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

Judô (Educação Infantil e Fundamental I)

O Judô trabalha com conceitos importantes de respeito ao próximo e a si mesmo. A criança aprende, por exemplo, que ultrapassar os limites de seu próprio corpo pode significar machucar um amigo e, assim, desenvolve o autocontrole. Aprende a competir, a lidar com vitórias e derrotas. A disciplina também é explorada.

Capoeira (Ensino Fundamental I e II)

A capoeira se aprimora como instrumento educacional e está presente em diversas escolas. Contribui para o desenvolvimento do educando de forma integral, realizando a fusão de corpo e mente. Pode ser um instrumento que junto às outras atividades transforma o espaço escolar em um espaço democrático e prazeroso para o aluno e o professor.

Ginástica Artística (Ensino Fundamental I e II)

A ginástica é considerada uma rica forma de expressão e manifestação corporal que contribui para o desenvolvimento de aspectos físicos, biológicos e sociais. O conjunto de exercícios corporais são realizados no solo ou com auxílio de aparelhos aplicados com objetivos educativos e competitivos.

Xadrez (Ensino Fundamental II)

Conhecido como um jogo que estimula a inteligência e seus benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, o Xadrez vem ganhando notoriedade e muitos adeptos nos ambientes escolares. Ajuda na concentração, raciocício lógico e rápido e trabalha a construção de estratégias, mostrando possibilidades que poderão ser aplicadas na vida escolar.

Futsal (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio)

O Futsal é uma atividade física que desenvolve habilidades motoras gerais como locomoção, coordenação, domínio da bola , manipulação e equilíbrio, através de movimentos específicos, identificando e valorizando as regras e características básicas do esporte, promovendo a socialização dos praticantes e desenvolvendo o espírito de equipe.

Voleibol (Ensino Fundamental II e Ensino Médio)

Atividade que estimula a interação e a sociabilidade sem o contato físico. O volei exige potência e força, sendo necessário fazer exercícios que trabalhem os membros superiores e inferiores. Tem a capacidade de elevar a resistência física do praticante já que é uma atividade aeróbica.

Handebol (Ensino Fundamental II e Ensino Médio)

Facilidade na aprendizagem e execução natural dos fundamentos o Handebol permite o emprego da velocidade, movimentação, força nos arremessos, habilidade no manejo da bola, além de proporcionar aos professores a possibilidade de educar pelo jogo, trabalhando a sociabilidade, espírito de equipe e a competitividade saudável. Contribui de forma efetiva na coordenação motora dos seus praticantes e no conhecimento do seu próprio corpo.

*É necessário um número mínimo de alunos para formação dos grupos esportivos.