As atividades complementares são aquelas oferecidas como disciplinas ou projetos interdisciplinares e por isso fazem parte do período pedagógico.
O novo EnsinoMédio do Colégio Alicerce com a utilização de material do Sistema Anglo de Ensino tem base inovadora e considera o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida, a possibilidade gradual de escolha na área de maior interesse para propiciar uma educação mais conectada com o mundo contemporâneo, a fim de oferecer todas as condições para uma formação sólida dos estudantes. No entanto, o Colégio Alicerce, muito antes da obrigatoriedade de ampliação da carga horária do Ensino Médio, já disponibilizava aos seus alunos projetos, oficinas e tutorias em período oposto aos de aula, proporcionando o aprofundamento dos conteúdos curriculares trabalhados o período de aula regular. Aulas eletivas nas áreas de Humanas e Sociais, Ciência da Natureza, Empreendedorismo Social, Educação Financeira e Novas Tecnologias de Organização Social.
Utilizando os materiais do Programa JEEP do SEBRAE - as aulas de Projeto de Vida incentiva a criatividade e inovação para atuar com protagonismo na comunidade, contribuindo para a formação de um indivíduo participativo, consciente de seus deveres e direitos e responsável pela vida social e do planeta. Tratando de temas atuais, o aluno se descobre, desvenda o meio que vive, suas relações familiares e de amizades e desenvolve conhecimentos de Educação Financeira, Sustentabilidade e Empreendedorismo que contribuem para a construção de projetos de vida.
Uma aula semanal para preparar os estudantes para fazer a diferença e para que cresçam verdadeiramente fortes e competentes. Com base na proposta da BNCC para o Novo Ensino Médio, agregamos ao quadro curricular do 9º ano, Debates Contemporâneos, com o objetivo de torná-los capazes de refletir e argumentar com propriedade acerca de qualquer assunto e melhor preparados para os desafios do próximo segmento.
Atividade que contribui para o desenvolvimento e a formação do aluno, promovendo a socialização, expressividade e desenvolvimento motor. Há introdução de sons graves, médios e agudos, com utilização de instrumentos pertinentes, lembrando que a sensibilidade aliada ao conhecimento da música é capaz de modificar atitudes negativas ou inadequadas.
O aluno participa da preparação de alimentos, colocando a "mão na massa" e terminando com a degustação dos mesmos, incentivando sempre a ingestão de alimentos saudáveis, além de uma experiência enriquecedora no desenvolvimento do tato, olfato, paciência entre outros aspectos importantes para a faixa etária.
Mergulhar em um tema, trabalhar com pesquisa, fazer o material e ainda apresentar, essa é a proposta do TCC no 9º ano para fazer expandir o conhecimento. O projeto tem enriquecido o aprendizado e não deixa de ser um preparo para o que os alunos viverão. Trabalhar temas atuais, entender bem sobre o assunto e depois apresentar para uma bancada de professores e convidados bem exigentes, como acontece na universidade.
A horta escolar é o espaço propício para que os alunos aprendam os diferentes tipos de cultivo, até os mais saudáveis. Além disso, aprendem a se alimentar melhor. Geralmente as crianças não gostam de verduras e legumes, mas o fato de cultivar os estimula a comê-los, especialmente quando eles participam efetivamente do plantio até a colheita. Em nossa horta são cultivados diferentes tipos de hortaliças, exemplos, alface, orégano, salsinha, tomate, e até morango. Procuramos plantar uma vez por semestre e diversificar os tipos de mudas.
Material didático Pearson Student Book e Cambridge Conversation em aulas dinâmicas com Movie Club, Drama Club e Gamification.